Nossa História

Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus

A 18 de agosto de 1921 chegaram a Cabo Frio, as Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, com a intenção de abrir um externato para crianças de ambos os sexos. Assim surgiu mais uma casa da Congregação que teve como superiora a Madre Maria Teresa de Jesus e mais quatro companheiras de fundação: Irmã Maria Angélica, Irmã Maria do Carmo, Irmã Maria de São Leonardo e Irmã Maria Felicidade.

 

Instalaram-se numa casa da Avenida Assunção e lecionaram, durante algum tempo, numa parte do fórum da cidade.

 

A superiora, Madre Teresa de Jesus, adquiriu um terreno na Avenida Nilo Peçanha e providenciou a construção de um prédio, onde passou a funcionar o colégio, que continua até hoje.

 

Foi muito ajudada nesta obra, pelo Centro Salineiro e outras pessoas amigas da comunidade. Depois vieram aumentar o grupo, Irmã Maria Geralda, Irmã Maria Genoveva, Irmã Maria da Conceição, que depois foi superiora, e Irmã Maria Aparecida.

 

Em setembro de 1932, a Provincial, seguindo a opinião do visitador Pe. Allard, faz o pedido à Superiora Geral, para fechar o colégio de Cabo Frio.

 

As Irmãs trabalharam até o fim do ano letivo de 1932, quando se retiraram e o colégio passou a ser dirigido pelas Irmãs Franciscanas de Dillingen, alemãs, que mantêm outros colégios no estado do Rio de Janeiro. Assim 11 anos de lutas e dedicação, em prol da formação cristã da infância e da juventude foram interrompidos, mas a obra continuou com a sua sublime vocação de educar.

Encerrado o ano letivo de 1946, as Irmãs Franciscanas de Dillengen comunicaram a sua retirada e as Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus voltaram para Cabo Frio e retomaram seus trabalhos e a direção do Colégio em 7 de fevereiro de 1947, tendo como superiora Madre Maria Felicidade e como professoras Irmã Maria Aparecida, Irmã Maria Madalena e Irmã Maria Cornélia (Irmã Célia Celina Álvares da Silva).

Neste período mantiveram o Curso Primário, misto da 1ª a 5ª séries, os cursos de Corte e Costura e de Datilografia.

 

Em vista dos novos recursos em educação e da necessidade de ministrá-los aos alunos, o Colégio, que passou a denominar-se Escola Sagrado Coração de Jesus, não se omitiu e, através de suas diretoras, trouxe novos cursos, aprimorando a educação.

O número de alunos aumentou e foi necessário reformar o prédio, construir uma ala de salas, uma quadra de esportes, o que deu um aspecto novo e imponente ao tão querido colégio "O SAGRADO", como todos na cidade o chamam e sentem-se orgulhosos em dizer que lá fizeram seus estudos.

 

Os anos passaram e o colégio foi se desenvolvendo. Hoje possui uma estrutura física que contempla: laboratório de ciências físicas e biológicas, laboratório de informática, ginásio de esportes, quadra externa, cantina, salas de aulas amplas e confortáveis com ar condicionado e datashow, prédio administrativo etc.

 

O colégio oferece Educação Infantil, Fundamental I e II e Médio. Possui atividades extracurriculares como: coral, aulas de robótica, escolinhas de futsal e handebol, judô, capoeira, teatro e catequese. Participa com destaque, de torneios esportivos na cidade de Cabo Frio, Rio de Janeiro e em outros Estados.

Av. Nilo Peçanha, 140 - Centro - Cabo Frio - RJ - Cep.: 28.907-000 - Tel.: (22) 2647-1228

(22) 2647-0038

WhatsApp (21) 96941 0044

© 2016 by Rede Franciscanas

Criado por: Encena Soluções de Marketing

Imagens e vetores: Acervo próprio e freepik.com

Todos os direitos reservados.